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Coordenação de Almoxarifado

Escrito por Celso Gustavo Cavalcante Ribeiro. Publicado em Diretoria de Gestão de Materiais

Coordenação de Almoxarifado – ALM

         A Coordenação de Almoxarifado – ALM é um órgão da Diretoria de Gestão de Materiais – DGM, responsável por subsidiar a Administração Superior e as Unidades Acadêmicas e Administrativas com informações concernentes ao recebimento, armazenamento e fornecimento de materiais e serviços. A ALM também dispõe de material de consumo para o atendimento básico das atividades administrativas e acadêmicas dos Campi da Universidade de Brasília, Centros e Órgãos Complementares, bem como é responsável pela guarda e distribuição de material permanente de propriedade da FUB.

 


 Serviços 

  SIMAR - Manual do Usuário  

 

Habilitação nos Sistemas SIMAR:

Para habilitar-se, o interessado deverá solicitar o cadastramento através de memorando emitido pelo Titular do Centro de Custo, encaminhado via UnBDoc, contendo os seguintes dados: Nome completo, matrícula se for servidor do quadro ou CPF se for prestador de serviços, unidade pertencente, fone para contato e e-mail para envio da senha pessoal;

O memorando deverá indicar se a habilitação é para efetuar pedidos de Materiais de Uso Comum ou Materiais de Compras Específicas;

Para baixar o sistema no computador, o usuário deverá acessar o link abaixo:

SIMAR

Obs.: As informações para a instalação do sistema deverão ser realizadas junto ao CPD (3107- 0038/0039/0040).

Fornecimento de Material de Uso Comum:

De acordo com o Ato do Decanato de Administração Nº 0341/2012, a unidade deverá solicitar o Material de Consumo através de Pedido de Fornecimento emitido pelo Centro de Custo no Sistema de Materiais e Serviços da UNB - SIMAR, por servidor ou colaborador devidamente credenciado. O credenciamento deverá ser realizado através de solicitação por memorando, encaminhado pela chefia imediata à DGM, via UnBDoc.

O Centro de Custo deverá solicitar o material de consumo apenas nas quantidades necessárias para utilização em suas atividades administrativas.

A Coordenação de Almoxarifado fornecerá o material de acordo com a disponibilidade em estoque e os pedidos serão analisados de acordo com o a estatística de utilização de materiais das Unidades.

O pedido de material de consumo no SIMAR deverá ser emitido na aba Simar / Movimentação / Pedido de Fornecimento / Incluir Registro. Informar a Classificação do Centro de Custo incluída do número 1 no início e no final, ou seja, se o CC tiver o registro 220, digite 12201. (após este ponto navegar com TAB). Incluir o item clicando duas vezes na 1ª linha do pedido. Após clique em Incluir Registro na Grade, selecionar o material na lista Material, informar a quantidade e gravar. Para incluir um novo item é só repetir o procedimento a partir de: Incluir Registro na Grade. O sistema também permite alterar ou excluir um item. Depois de finalizado, clique em Retornar ao Formulário, marque Confirmar pedido e Clique em Gravar Atualizações.

Os pedidos serão analisados pela Coordenação de Almoxarifado - ALM que fornecerá o material de acordo com a disponibilidade em estoque e as entregas serão realizadas de acordo com o Grupo de Atendimento , estabelecido para cada unidade.

Ao solicitar fornecimento de material para os Departamentos, faz-se necessário que a Unidade informe o local de entrega no ato da confirmação do pedido. Não havendo prévia comunicação o material será entregue na sede da Unidade que originou o pedido.

Os pedidos de fornecimento destinados aos Núcleos de Extensão ou Unidades fora do Campus Universitário Darcy Ribeiro serão entregues nas Unidades e/ou nos Centros a que elas estão vinculadas.

No ato do recebimento, o responsável pela unidade deverá receber o material, conferir, assinar e carimbar a Nota de Fornecimento. No caso de divergências, anotar no verso da Nota e assinar o relato da divergência.

Caso haja necessidade do material ser retirado no Almoxarifado Central, o agente recebedor deverá comparecer com a autorização do responsável pelo Centro de Custo, devendo apresentar o documento de vínculo com a Universidade.

Nos casos excepcionais, em que seja necessária a entrega do material diretamente pelo fornecedor ao Centro de Custo solicitante, este deverá comunicar imediatamente à Coordenação de Almoxarifado - ALM, para que seja efetivado o procedimento de registro do material, bem como deverá encaminhar a nota fiscal com o ateste do recebimento, nome completo, número de identificação do responsável e a data do recebimento.

Recebimento e Entrega de Materiais de Compras Específicas:

Os materiais adquiridos por meio de processo de compras específicas, solicitado à Diretoria de Compras (DCO) serão entregues após os procedimentos pertinentes às Coordenações de Almoxarifado e Patrimônio, tais como separação, conferência, tombamento e registro patrimonial.

Nos casos em que a entrega do material for realizada diretamente pelo fornecedor ao Centro de Custo solicitante, este deverá comunicar imediatamente à Coordenação de Almoxarifado - ALM, para que seja efetivado o procedimento de registro do material, bem como deverá encaminhar a nota fiscal com o ateste do recebimento, nome completo, número de identificação do responsável e a data do recebimento.

Controle do Gasto Público:

A DGM adota as melhores práticas do gasto público – Conheça mais em:

Coletânea de Melhores Práticas

 

 

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