-
Destaques
Estagiário do DAF recebe certificado de mensão honrosa em concurso da UnB
No dia 13 de dezembro nosso estagiário de comunicação e design, Felipe Ferreira, recebeu o certificado de menção honrosa por seu desempenho no concurso de Criação de Identidade Visual para o Espaço da Memória da Universidade de Brasília, ficando em segundo lugar entre as propostas analisadas pela comissão avaliadora. Felipe Ferreira segurando certificado. O Decanato de Extensão (DEX) da UnB realizou o concurso para escolha da identidade visual do MemoUnB - Espaço da Memória da Universidade de Brasília. Localizado no edifício SG 10, o espaço foi criado para ser um centro de cultura e memória da Universidade de Brasília. Felipe é aluno do curso de Design Programação Visual da Universidade de Brasília, trabalha no DAF desde 2023 contribuindo com a melhoria da comunicação do decanato. Seu trabalho envolve a gestão das redes sociais do DAF (Instagram, Youtube e Spotify), desenvolvimento e atualização de notícias para o site, diagramação de relatórios, cobertura de eventos, edição e gravação de vídeos, elaboração de projetos gráficos-visuais e muito mais. O DAF parabeniza sua participação no concurso e o seu trabalho e esforço desempenhado para o Decanato. Sua dedicação, proatividade e habilidade em enfrentar desafios foram fundamentais para o sucesso de nossos projetos. O DAF tem orgulho em reconhecer o talento e o comprometimento demonstrado, contribuindo de maneira significativa para nossa equipe.
-
Destaques
Seminário de Planejamento Estratégico do DAF e apresentação dos resultados alcançados
No dia 12 de dezembro, o Decanato de Administração realizou seu Seminário de Planejamento Estratégico e apresentação dos resultados alcançados no Auditório Azul da FACE UnB. O evento reuniu servidores, gestores, decanos, professores convidados, colaboradores da universidade e a Reitora Rosana Naves para debater e celebrar as conquistas do DAF Entre as pautas debatidas, destacaram-se o Planejamento Estratégico do DAF, os resultados alcançados de 2021 a 2024 e as perspectivas e metas para o ciclo de 2024 a 2028. Foram apresentadas as novas equipes do Decanato de Administração, ressaltando as alterações implementadas para a nova gestão. O seminário também foi um importante momento de confraternização entre os servidores para celebrar os avanços conquistados ao longo do ano. A ocasião simbolizou o encerramento de mais um ciclo de trabalho bem-sucedido. Um dos pontos altos do evento foi a homenagem especial realizada por meio de votação interna, que reconheceu o esforço e a excelência no desempenho de quatro servidores: • Magna Valéria (ex Secretária Executiva do DAF), reconhecida por sua trajetória e legado deixado; • Selma Lopes (atual Secretária Executiva do DAF), pelo comprometimento e liderança na função de coordenadora da CCP/DACP; • Fernando José Couto (Assessor do DAF), pela contribuição e esforço como Diretor da DCA; • Karina Barbosa (servidora da DCO), pelo profissionalismo e dedicação exemplar em suas funções. Vitor Cotia - Diretor DIMEX; Antônio Bezerra - Diretor DCF; Gabriela Cota - Diretora DACP; Jeremias Arraes - Decano; Tatiana Ulhoa - Diretora DCA; Ricardo Oliveira - Diretor DCO; Selma Lopes - Coordenadora da Secretaria Administrativa do DAF; Fernando Couto - Assessor do DAF; Daniel Silva - Diretor DGM.
-
Destaques
2º Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas da Central de Compras
Os servidores Ricardo Oliveira, Shirlene Lima, Luciana Maria e Kelver Rodrigues, do Decanato de Administração da Universidade de Brasília (UnB), marcaram presença no 2º Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas, promovido pela Central de Compras. O evento, realizado no dia 10/12/2024, no Instituto Serzedello Corrêa (TCU), reuniu especialistas, gestores e profissionais de diferentes instituições para compartilhar experiências, debater desafios e explorar inovações no âmbito das contratações públicas. A programação do seminário abordou temas relevantes, como a importância da inovação nas compras públicas, os desafios do agente público no planejamento e execução de compras, além de debates sobre tecnologia, sustentabilidade e compliance. Destaque também para os estudos de caso apresentados, que trouxeram soluções práticas e inovadoras, como o uso de modelos de marketplace e a contratação de computadores como serviço (PCaaS). A participação dos servidores da UnB reforça o compromisso da instituição com a busca por excelência e modernização em seus processos de aquisição e gestão de contratos. Essa troca de experiências e conhecimentos contribui diretamente para o fortalecimento da governança e da eficiência nas contratações públicas, alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável e às boas práticas administrativas. O evento também foi uma oportunidade para networking e reconhecimento de iniciativas de destaque, encerrando-se com uma cerimônia de premiação e homenagens. A presença do DAF demonstra o empenho da UnB em consolidar sua atuação como referência em práticas inovadoras e sustentáveis na administração pública.
-
Destaques
Boas vindas ao novo Decano de Administração da UnB
Nessa nova gestão que se inicia, o professor Jeremias Arraes assume o cargo de Decano de Administração da Universidade de Brasília. Jeremias é Doutorando em Ciências Contábeis pela UnB (PPGCONT/UnB), com formação acadêmica que inclui Mestrado em Gestão Pública (UnB, 2015) e Bacharelado em Ciências Contábeis (ULBRA/TO, 2006). Especialista em Auditoria Interna e Externa (UDF/ICAT, 2008) e Controle e Auditoria Públicas (FMBH, 2009), possui ampla experiência em gestão pública e privada, combinada com atuação como pesquisador e docente. Possui experiência comprovada no ensino superior, é professor no Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais (CCA/FACE/UAB/ CEAD), tendo atuado anteriormente como professor no Departamento de Ciências Contábeis da UnB e como Professor Pesquisador no Instituto Federal de Brasília (IFB). Além disso, exerce atividades como Administrador Judicial (auxiliando o TJDFT) e Consultor especializado em planejamento e compras públicas. Em carta aberta ao DAF, Jeremias declarou: “É com imensa honra e gratidão que assumo o cargo de Decano de Administração da Universidade de Brasília (UnB), uma das maiores e melhores universidade do país e da América Latina. Tenho o privilégio de servir a esta instituição e à sociedade, como servidor público, desde 2010, onde sempre tive um espaço de aprendizado, desafios e crescimento. Nesta instituição, tive a oportunidade de ser aluno (graduação, mestrado e doutorado), técnico (contador) e professor (graduação e pós graduação), além de assumir diversos cargos de coordenação, direção e assessoramento. Esperem de mim seriedade e humildade para aprender com cada um de vocês, pois o lugar que ocupo não está acima da competência desses grandes profissionais que fazem a administração funcionar”.
-
Destaques
Visita Técnica da Diretoria de Compras do DAF à Faculdade UnB Gama (FGA)
No dia 8 de outubro, foi realizada a visita técnica da Diretoria de Compras do DAF à Faculdade UnB Gama (FGA), com objetivo de fortalecer o diálogo sobre o planejamento e a gestão das compras no âmbito da Universidade de Brasília. A reunião contou com a presença dos seguintes participantes:- Prof. Dr. Leandro Xavier Cardoso (Diretor da FGA);- Prof. Dr. André Barros de Sales (Vice-diretor da FGA);- Leandro de Moura (Servidor de Compras da FGA);- Kleber Sebastião Rodrigues (Chefe Setor de Compras da FGA);- Ricardo Silva Rodrigues de Oliveira (Diretor da DCO);- Ricardo de Farias Barbosa (Coordenador da DCO/CAIP);- Karina Coelho Barbosa (Pregoeira da DCO). Durante a visita, foram discutidos temas centrais para a melhoria da eficiência e eficácia das aquisições, destacando-se a importância do planejamento adequado das compras, com ênfase na elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA). O PCA foi destacado como um instrumento fundamental para o alinhamento das demandas das unidades acadêmicas com a disponibilidade de recursos, promovendo a otimização dos processos licitatórios e garantindo a tempestividade das aquisições. Foi abordado também o funcionamento das compras na UnB, onde se discutiu o fluxo atual de trabalho, os desafios enfrentados e as possibilidades de aprimoramento nas rotinas de aquisição da FGA. A equipe da DCO apresentou orientações sobre as boas práticas a serem adotadas no processo de compras, desde a etapa inicial de levantamento de necessidades até a conclusão das contratações. Ressaltou-se a importância estratégica das compras para a gestão administrativa e acadêmica da universidade. As aquisições foram tratadas como elementos cruciais para o bom funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas, impactando diretamente a qualidade dos serviços prestados pela Universidade de Brasília. A visita técnica foi um momento relevante para a troca de experiências entre as equipes da FGA e da DCO, permitindo a construção de um entendimento mútuo sobre os desafios e soluções no campo das compras públicas, com vistas a aperfeiçoar a gestão de recursos e contribuir para o desenvolvimento institucional da UnB.
-
Destaques
Evolução do Índice iESGo: Um Reflexo do Compromisso do Decanato de Administração nas práticas de Governança, Sustentabilidade e Inovação na UnB
A Universidade de Brasília (UnB) alcançou um marco significativo em sua trajetória de governança ao registrar um índice de 89,3 no iESGo (Índice de Governança, Sustentabilidade e Inovação) em 2024, conforme avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Essa evolução, que representa um salto considerável em relação aos 44 pontos obtidos em 2018 e aos 81,5 pontos em 2021, posiciona a UnB em 8º lugar entre as 117 instituições de ensino avaliadas e reflete a contribuição do Decanato de Administração em modernizar processos e promover uma gestão transparente e eficaz. Um dos destaques dessa melhoria são os avanços nos índices de Gestão de Contratações, com o IGestContrat subindo de 72,3% para 94%, e o IGovContratações, que avançou de 82,9% para 96,7%. Esses resultados são frutos das atividades essenciais desenvolvidas pela Diretoria de Compras - DCO, pela Diretoria de Contratos Administrativos - DCA e pela Diretoria de Importação e Exportação - DIMEX , que têm trabalhado arduamente para otimizar processos, aumentar a eficiência e garantir a transparência nas aquisições da UnB. No Consuni, foram celebradas essas conquistas, reconhecendo a importância da colaboração entre as diretorias para superar as pendências anteriores e melhorar a gestão, com destaque para o trabalho conjunto do DAF, que foi crucial para alcançar esses índices elevados, reforçando o compromisso da UnB com a excelência na governança. Com a continuidade desse esforço coletivo, estamos certos de que alcançaremos novos patamares de excelência, sempre em prol do bem-estar da nossa comunidade e do compromisso com um futuro sustentável.
-
Destaques
Conhecendo as Diretorias do DAF: Projeto audiovisual do Decanato de Administração
Conhecendo as Diretorias do DAF foi um projeto de divulgação do Decanato de Administração e suas diretorias para toda a comunidade da UnB. Durante quase um ano, foram entrevistados os 6 diretores e o Decano do DAF, buscando entender um pouco mais sobre o que é o decanato e o que são as diretorias que o compõem, fortalecendo a transparência e a comunicação interna e externa do Decanato. A série de 7 vídeos já está disponível no canal do Youtube do DAF e no DAFcast, Podcast do DAF no Spotify. Cada entrevistado compartilhou com a gente as perspectivas, desafios e conquistas de sua diretoria, mostrando como o trabalho em equipe e a colaboração entre as diferentes áreas são essenciais para alcançar bons resultados. O projeto começou a ser desenvolvido no final de 2023, idealizado e supervisionado pelo Decano Prof. Abimael Costa, pela Secretária Executiva Magna Valéria e pelo Assessor Jeremias Arraes. Gravado, editado e roteirizado por Felipe Ferreira, estagiário de design e comunicação do DAF. Contando com a participação dos diretores: • Prof. Abimael Costa - Decano do DAF; • Gabriela Pereira Cota - Diretoria de Análise e Conformidade Processual (DACP); • Fernando José Couto - Diretoria de Contratos Administrativos (DCA); • Antônio Marcio Bezerra - Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF); • Ricardo Silva de Oliveira - Diretoria de Compras (DCO); • Daniel de Macedo da Silva - Diretoria de Gestão de Materiais (DGM); • Herlis Gomes Junior - Diretoria de Importação e Exportação (DIMEX).
Organograma
Nullam ligula purus, facilisis nec ornare non, convallis non ligula. Aenean velit est, elementum at lorem id, pulvinar tempus lorem. In pellentesque semper efficitur. Quisque porttitor, sem in volutpat eleifend, nisl est iaculis arcu, sit amet pretium lacus dolor in est. Maecenas tristique volutpat nulla at euismod. Maecenas tortor nisl, eleifend non egestas quis, consequat sit amet leo. Donec turpis libero, interdum a semper eu, mollis vitae ex. Integer ut feugiat orci, eu pulvinar urna. Mauris ut fermentum mauris. Sed dignissim interdum tellus eget tincidunt.