Francinilda Barbosa, servidora do Decanato de Administração da Universidade de Brasília, foi selecionada para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica ESCALA Gestores e Administradores 2023, para servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UnB para a realização de mobilidade no exterior, no período de 29/09 a 08/10/2023. 

   

Francinilda com o Reitor, o Secretário de Assuntos Internacionais e o Subseretário de Bem-Estar da Universidad Nacional del Sur

 

O Programa é promovido no âmbito do acordo de cooperação entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Dentre as universidades relacionadas para a realização da troca de experiência, Fran escolheu a Universidad Nacional del Sur, em Bahía Blanca na Argentina.

O objetivo do Programa Escala Gestores é realizar um estágio de formação na tarefa específica de competência do técnico administrativo em qualquer outra Universidade AUGM, sediada em um país diferente da Universidade de origem do beneficiário. O programa visa ajudar no fortalecimento da gestão e administração das Universidades Membro da AUGM e de suas funções essenciais. Além de contribuir para a formação e profissionalização do pessoal de gestão e administração das Universidades, e de promover a cooperação interinstitucional entre as Universidades da AUGM, compartilhando as equipes de apoio e gestão que as instituições possuem. Ao todo, cerca de 41 Universidades fazem parte da AUGM, sendo 15 Universidades brasileiras.

“Na minha percepção as atividades realizadas nesse intercâmbio contribuíram para fomentar o processo de construção de um espaço de intercâmbio de técnicos-administrativos, possibilitando a troca de experiência profissional e cultural, mas também acrescentando conhecimento da diversidade e particularidades na administração pública da Universidade Nacional del Sur. A visita presencial me possibilitou identificar diferenças e similaridades em procedimentos, que oportunizam levar e trazer experiências profissionais da Instituição de Ensino Superior de outro país. Ademais, a troca de conhecimento dos diferentes avanços de cada universidade desperta o interesse de buscar também alcançar novos patamares em áreas ainda não atingidas. O contato maior também proporcionou a criação de vínculos entre os técnicos-administrativos participantes do Programa, para que possam colaborar com novas iniciativas de cooperação para o melhor desenvolvimento da administração pública.” – Relata Fran sobre sua experiência ao participar do programa.

 

Equipe da Diretoria de Contabilidade e Finanças da UNS

 

 Abaixo, Fran destaca as principais atividades que participou no programa:

  1. Encontro de estudantes estrangeiros na Casa da Cultura da Universidade Nacional del Sur (UNS), apresentando comidas típicas de cada país, onde reuniam-se vários estudantes brasileiros da UNS;
  2. Reuni cada dia da semana com uma equipe dos setores que compõem a Diretoria de Contabilidade e Finanças: Mesa de Entrada, Liquidação, Compras e Contratos, Tesouraria, Patrimônio, Orçamento e Prestação de Contas. Os setores apresentaram os procedimentos e fluxos das rotinas de trabalho, o sistema utilizado pela universidade, chamado Sistema de Informação Universitária (SIUPILAG), onde realizam a execução financeira, patrimonial, contábil e controla os dados orçamentários de ingresso e de saída de recurso da universidade. Na sequência, informei sobre o sistema utilizado no Brasil, o SIAFI, sistema integrado de administração financeira do Governo Federal, que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. A Argentina, no entanto, ainda não possui um sistema integrado de administração financeira. A Contabilidade encaminha ao Governo Federal Argentino os dados lançados no Sistema de Informação Universitária (SIUPILAG), no período de 03 (três) em 03 (três) meses.

    - Apresentei o Sistema Eletrônico de Informações - SEI, mostrando a funcionalidade e praticidade do trabalho por meio de processo eletrônico, que substituiu o uso de documentos em papel. A UNS ainda utiliza processo físico, mas a Universidade está desenvolvendo um sistema similar ao SEI para haja em breve a substituição do processo físico.

    - Trocamos também informações com o setor de compras e contratos a respeito dos procedimentos de licitação, dos tipos de licitação, das normas, dos tipos de contratos terceirizados existentes em ambas as universidades, os problemas mais recorrentes nos contratos, a quantidade de contratos. As normas que regulamentam os pagamentos de menor valor para compras diretas sem licitação, decorrente da alta taxa de inflação no país.

  3. Encontrei com a equipe da Fundação de Apoio da Universidade Nacional del Sur, trocamos informações sobre os projetos apoiados pelas Fundações de Apoio, sobre as normas que regulam essa prestação de serviço e sobre as atividades auditadas pelos órgãos de controle.
  4. Participei de uma aula de português destinada aos estudantes da UNS, que é disciplina obrigatória para vários cursos da universidade. Conversei com as estudantes, apresentamos imagens da cidade de Brasília, da UnB e de outros estados do Brasil. Da mesma forma, as estudantes mostraram pontualmente no mapa da Argentina, exposto na sala de aula, as cidades em que nasceram e falaram sobre a cultura e característica de sua cidade natal.
  5. Reuni com o Subsecretário Geral de Bem-estar. O setor é equivalente ao Decanato de Assuntos Comunitários. Apresentei a página do Decanato de Assuntos Comunitários, mostrando os dados do Relatório de Gestão do DAC, com os programas de assistência estudantil da UnB. No mesmo sentido, o Subsecretário informou sobre as bolsas que a UNS direciona aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, sobre a Casa de Estudante, Posto de Saúde para atender os estudantes da universidade, bem como sobre o subsídio da Universidade a uma escola do primário, escola do secundário e cursinho preparatório para ingresso na universidade.
  6. Reuni com a equipe da Secretaria Geral de Ciência e Tecnologia. O setor é equivalente ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia. Apresentaram informações de apoio aos projetos das Unidades referente à aquisição de equipamentos, apoio à inovação, patenteamento de invenções de equipamentos.
  7. Ocorreu também o encontro com o Reitor da Universidade Nacional del Sur, que deu as boas-vindas à UNS. Os temas discutidos foram sobre os programas de assistência estudantil desenvolvidos na UnB, sobre o quantitativo de cursos, de estudantes, docentes, técnicos-administrativos da UnB. Conversamos também sobre o funcionamento do sistema Eletrônico de Informações - SEI, sobre o SIAFI, sistema integrado de administração financeira do Governo Federal e sobre o Portal Transparência.
  8. Participei do Programa de Rádio da universidade chamado "Con voz no docente", juntamente com a servidora da Universidad de la República Uruguay, Sthefanie e a servidora Celeste da Universidad Nacional del Sur para falarmos sobre a troca de experiência proporcionada pelo Programa Escala Gestores e Administradores da AUGM.

“Por fim, declaro que o Programa Escala me permitiu desenvolver atividades de construção compartilhada de conhecimento e interação com os servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior de outro país, proporcionando troca de experiência profissional, intercultural, além do aperfeiçoamento do idioma. Considero o oferecimento desse programa aos técnicos-administrativos uma grande oportunidade de estudo, pesquisa e enriquecimento profissional. Ademais, por meio da internacionalização a UnB pode fortalecer seu papel social e expandir a responsabilidade institucional com o trabalho colaborativo para solucionar grandes problemas da contemporaneidade.” - Finaliza Fran.

Para escutar o Podcast que Fran participou durante sua visita à Universidad Nacional del Sur, acesse:

https://open.spotify.com/episode/6D5oXt8bbyyJ3N2qJ804nP