No último dia 22 de outubro os servidores Jeremias Pereira da Silva Arraes (assessor do DAF) e Antônio Marcio Lopes Bezerra (Diretor da DCF/DAF), estiveram na Ilha da Madeira em Portugal, para participar da 20ª conferência Ibero-Americana, com aprovação do trabalho intitulado “PROPOSTA DE ARQUITETURA DE UM SISTEMA INTELIGENTE PARA GESTÃO E QUALIDADE DOS GASTOS NO SETOR PÚBLICO FEDERAL BRASILEIRO”.

         A convite da International Association for Development of the Information Society (IADIS), Jeremias Arraes atuou como moderador de uma das sessões do evento.

         O trabalho é fruto do desenvolvimento de uma ferramenta gerencial colocada recentemente à disposição do Decanato de Administração e que passou a contribuir com a qualidade do gasto público e a transparência ativa do DAF. A ferramenta utilizada foi Business Intelligence - BI, que possibilita o acesso à informação em um formato dinâmico de dados, ofertando ao usuário um self-service de informações.
       Em 2022 o DAF atualizou a estrutura da Diretoria de Contabilidade (DCF) que passou a ter uma coordenação dedicada aos temas de custos e transparência. O DAF entende que no atual cenário, o contador passa a ter papel fundamental na preparação de informações contábeis e gerenciais que possam ser utilizadas tanto pelos gestores como pela sociedade.

         Antônio Marcio teve a oportunidade de apresentar o trabalho, que também contou com as colaborações do Decano de Administração Abimael de Jesus B. Costa e o Lucas Teles de Alcantara (coordenador de Transparência, Gestão Financeira e Custos) e dos parceiros da Faculdade de Tecnologia Kelly Santos de Oliveira Bezerra e professor Fábio Lúcio Lopes de Mendonça.

 

                                                                           Antônio Márcio apresentando o trabalho de Qualidade do Gasto Público

 

 

                                                          Jeremias Arraes, moderador da sessão de Usabilidade e Interação Humano-Computador

 

         Este é o resultado de mais uma das ações estabelecidas no Planejamento Estratégico Setorial do DAF e que foi possível ser compartilhada por meio de evento acadêmico. O produto desse trabalho contribui para o gerenciamento das informações e para tomada de decisão no Decanato, fazendo com que o DAF preste um serviço de excelência à comunidade universitária e colabore com a UnB no alcance da sua missão institucional.

 

                                                                                                         
                                                                              Jeremias Arraes                                                                    Antônio Márcio