• Destaques

                     No último dia 22 de outubro os servidores Jeremias Pereira da Silva Arraes (assessor do DAF) e Antônio Marcio Lopes Bezerra (Diretor da DCF/DAF), estiveram na Ilha da Madeira em Portugal, para participar da 20ª conferência Ibero-Americana, com aprovação do trabalho intitulado “PROPOSTA DE ARQUITETURA DE UM SISTEMA INTELIGENTE PARA GESTÃO E QUALIDADE DOS GASTOS NO SETOR PÚBLICO FEDERAL BRASILEIRO”.          A convite da International Association for Development of the Information Society (IADIS), Jeremias Arraes atuou como moderador de uma das sessões do evento.          O trabalho é fruto do desenvolvimento de uma ferramenta gerencial colocada recentemente à disposição do Decanato de Administração e que passou a contribuir com a qualidade do gasto público e a transparência ativa do DAF. A ferramenta utilizada foi Business Intelligence - BI, que possibilita o acesso à informação em um formato dinâmico de dados, ofertando ao usuário um self-service de informações.        Em 2022 o DAF atualizou a estrutura da Diretoria de Contabilidade (DCF) que passou a ter uma coordenação dedicada aos temas de custos e transparência. O DAF entende que no atual cenário, o contador passa a ter papel fundamental na preparação de informações contábeis e gerenciais que possam ser utilizadas tanto pelos gestores como pela sociedade.          Antônio Marcio teve a oportunidade de apresentar o trabalho, que também contou com as colaborações do Decano de Administração Abimael de Jesus B. Costa e o Lucas Teles de Alcantara (coordenador de Transparência, Gestão Financeira e Custos) e dos parceiros da Faculdade de Tecnologia Kelly Santos de Oliveira Bezerra e professor Fábio Lúcio Lopes de Mendonça.                                                                              Antônio Márcio apresentando o trabalho de Qualidade do Gasto Público                                                               Jeremias Arraes, moderador da sessão de Usabilidade e Interação Humano-Computador            Este é o resultado de mais uma das ações estabelecidas no Planejamento Estratégico Setorial do DAF e que foi possível ser compartilhada por meio de evento acadêmico. O produto desse trabalho contribui para o gerenciamento das informações e para tomada de decisão no Decanato, fazendo com que o DAF preste um serviço de excelência à comunidade universitária e colabore com a UnB no alcance da sua missão institucional.                                                                                                                                                                                          Jeremias Arraes                                                                    Antônio Márcio                                                                   

  • Destaques

      Francinilda Barbosa, servidora do Decanato de Administração da Universidade de Brasília, foi selecionada para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica ESCALA Gestores e Administradores 2023, para servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UnB para a realização de mobilidade no exterior, no período de 29/09 a 08/10/2023.      Francinilda com o Reitor, o Secretário de Assuntos Internacionais e o Subseretário de Bem-Estar da Universidad Nacional del Sur   O Programa é promovido no âmbito do acordo de cooperação entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Dentre as universidades relacionadas para a realização da troca de experiência, Fran escolheu a Universidad Nacional del Sur, em Bahía Blanca na Argentina. O objetivo do Programa Escala Gestores é realizar um estágio de formação na tarefa específica de competência do técnico administrativo em qualquer outra Universidade AUGM, sediada em um país diferente da Universidade de origem do beneficiário. O programa visa ajudar no fortalecimento da gestão e administração das Universidades Membro da AUGM e de suas funções essenciais. Além de contribuir para a formação e profissionalização do pessoal de gestão e administração das Universidades, e de promover a cooperação interinstitucional entre as Universidades da AUGM, compartilhando as equipes de apoio e gestão que as instituições possuem. Ao todo, cerca de 41 Universidades fazem parte da AUGM, sendo 15 Universidades brasileiras. “Na minha percepção as atividades realizadas nesse intercâmbio contribuíram para fomentar o processo de construção de um espaço de intercâmbio de técnicos-administrativos, possibilitando a troca de experiência profissional e cultural, mas também acrescentando conhecimento da diversidade e particularidades na administração pública da Universidade Nacional del Sur. A visita presencial me possibilitou identificar diferenças e similaridades em procedimentos, que oportunizam levar e trazer experiências profissionais da Instituição de Ensino Superior de outro país. Ademais, a troca de conhecimento dos diferentes avanços de cada universidade desperta o interesse de buscar também alcançar novos patamares em áreas ainda não atingidas. O contato maior também proporcionou a criação de vínculos entre os técnicos-administrativos participantes do Programa, para que possam colaborar com novas iniciativas de cooperação para o melhor desenvolvimento da administração pública.” – Relata Fran sobre sua experiência ao participar do programa.   Equipe da Diretoria de Contabilidade e Finanças da UNS    Abaixo, Fran destaca as principais atividades que participou no programa: Encontro de estudantes estrangeiros na Casa da Cultura da Universidade Nacional del Sur (UNS), apresentando comidas típicas de cada país, onde reuniam-se vários estudantes brasileiros da UNS; Reuni cada dia da semana com uma equipe dos setores que compõem a Diretoria de Contabilidade e Finanças: Mesa de Entrada, Liquidação, Compras e Contratos, Tesouraria, Patrimônio, Orçamento e Prestação de Contas. Os setores apresentaram os procedimentos e fluxos das rotinas de trabalho, o sistema utilizado pela universidade, chamado Sistema de Informação Universitária (SIUPILAG), onde realizam a execução financeira, patrimonial, contábil e controla os dados orçamentários de ingresso e de saída de recurso da universidade. Na sequência, informei sobre o sistema utilizado no Brasil, o SIAFI, sistema integrado de administração financeira do Governo Federal, que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. A Argentina, no entanto, ainda não possui um sistema integrado de administração financeira. A Contabilidade encaminha ao Governo Federal Argentino os dados lançados no Sistema de Informação Universitária (SIUPILAG), no período de 03 (três) em 03 (três) meses. - Apresentei o Sistema Eletrônico de Informações - SEI, mostrando a funcionalidade e praticidade do trabalho por meio de processo eletrônico, que substituiu o uso de documentos em papel. A UNS ainda utiliza processo físico, mas a Universidade está desenvolvendo um sistema similar ao SEI para haja em breve a substituição do processo físico. - Trocamos também informações com o setor de compras e contratos a respeito dos procedimentos de licitação, dos tipos de licitação, das normas, dos tipos de contratos terceirizados existentes em ambas as universidades, os problemas mais recorrentes nos contratos, a quantidade de contratos. As normas que regulamentam os pagamentos de menor valor para compras diretas sem licitação, decorrente da alta taxa de inflação no país. Encontrei com a equipe da Fundação de Apoio da Universidade Nacional del Sur, trocamos informações sobre os projetos apoiados pelas Fundações de Apoio, sobre as normas que regulam essa prestação de serviço e sobre as atividades auditadas pelos órgãos de controle. Participei de uma aula de português destinada aos estudantes da UNS, que é disciplina obrigatória para vários cursos da universidade. Conversei com as estudantes, apresentamos imagens da cidade de Brasília, da UnB e de outros estados do Brasil. Da mesma forma, as estudantes mostraram pontualmente no mapa da Argentina, exposto na sala de aula, as cidades em que nasceram e falaram sobre a cultura e característica de sua cidade natal. Reuni com o Subsecretário Geral de Bem-estar. O setor é equivalente ao Decanato de Assuntos Comunitários. Apresentei a página do Decanato de Assuntos Comunitários, mostrando os dados do Relatório de Gestão do DAC, com os programas de assistência estudantil da UnB. No mesmo sentido, o Subsecretário informou sobre as bolsas que a UNS direciona aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, sobre a Casa de Estudante, Posto de Saúde para atender os estudantes da universidade, bem como sobre o subsídio da Universidade a uma escola do primário, escola do secundário e cursinho preparatório para ingresso na universidade. Reuni com a equipe da Secretaria Geral de Ciência e Tecnologia. O setor é equivalente ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia. Apresentaram informações de apoio aos projetos das Unidades referente à aquisição de equipamentos, apoio à inovação, patenteamento de invenções de equipamentos. Ocorreu também o encontro com o Reitor da Universidade Nacional del Sur, que deu as boas-vindas à UNS. Os temas discutidos foram sobre os programas de assistência estudantil desenvolvidos na UnB, sobre o quantitativo de cursos, de estudantes, docentes, técnicos-administrativos da UnB. Conversamos também sobre o funcionamento do sistema Eletrônico de Informações - SEI, sobre o SIAFI, sistema integrado de administração financeira do Governo Federal e sobre o Portal Transparência. Participei do Programa de Rádio da universidade chamado "Con voz no docente", juntamente com a servidora da Universidad de la República Uruguay, Sthefanie e a servidora Celeste da Universidad Nacional del Sur para falarmos sobre a troca de experiência proporcionada pelo Programa Escala Gestores e Administradores da AUGM. “Por fim, declaro que o Programa Escala me permitiu desenvolver atividades de construção compartilhada de conhecimento e interação com os servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior de outro país, proporcionando troca de experiência profissional, intercultural, além do aperfeiçoamento do idioma. Considero o oferecimento desse programa aos técnicos-administrativos uma grande oportunidade de estudo, pesquisa e enriquecimento profissional. Ademais, por meio da internacionalização a UnB pode fortalecer seu papel social e expandir a responsabilidade institucional com o trabalho colaborativo para solucionar grandes problemas da contemporaneidade.” - Finaliza Fran. Para escutar o Podcast que Fran participou durante sua visita à Universidad Nacional del Sur, acesse: https://open.spotify.com/episode/6D5oXt8bbyyJ3N2qJ804nP            

  • Destaques

    No último dia 31 de julho deste ano, o Decano de Administração da Universidade de Brasília, Professor Abimael de Jesus Barros Costa, recebeu o Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Sr. Vilmar Michereff Junior.     O encontro também contou com a presença do Assessor do DAF, Sr. Jeremais Arraes, e do Diretor de Gestão de Materiais da UnB, Sr. Alexandre Bezerra. Essa reunião faz parte de um conjunto de ações da atual gestão do DAF, cujo objetivo é promover uma maior aproximação, troca de experiências e know-how entre as Instituições de Ensino Superior - IFES. Durante o encontro, o principal assunto discutido foi a implantação do modelo de Almoxarifado Virtual para itens de uso comum em laboratórios da IFES. Nesse contexto, nos próximos dias, o DAF deve realizar uma série de ações que envolvem estudos técnicos e acadêmicos, visando  melhoria dos processos e dos serviços prestados pelo Decanato de Administração. AGUARDEM para mais novidades.      

  • Destaques

             A Diretoria de Compras (DAF/DCO), em parceria com a Diretoria de Compras da Universidade Federal de Goiás (DCOM/PROAD/UFG), realizará o 1° Encontro dos Gestores de Contratações das IFES do Centro Oeste.         O evento promete ser uma iniciativa emocionante que reunirá gestores e profissionais responsáveis pelas áreas de contratação de bens e serviços das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo principal é criar um espaço de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos, buscando aprimorar e otimizar os processos de contratação nessas instituições.         O evento contará com uma programação diversificada e enriquecedora, incluindo palestras, que irão abordar temas relevantes e atuais relacionados às contratações públicas. Entre os temas a serem debatidos, destaca-se as inovações trazidas pela Lei n° 14.133/2021, bem como os seus desafios e oportunidades para conferir maior eficiência ao processo de contratação pública.Ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados, trocando ideias sobre boas práticas, desafios enfrentados e soluções inovadoras.         O evento será em formato presencial, restrito aos gestores de compras e contratos das IFES do Centro-Oeste, e contará com a transmissão das palestras pelo YouTube (Canal UnBTV) para os demais interessados. Esse encontro, com carga horária de 24 horas, acontecerá nos dias 08 à 10 de agosto de 2023 no Auditório Verde do Prédio da FACE, Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Segue abaixo a programação completa e links de transmissão do evento: 8 de Agosto 9 de Agosto 10 de Agosto   Abertura   Fase Preparatória - Planejamento da Licitação (ETP, TR, MR)  Aspecto de Governança nas contratações/ qualidade das normas  O sistema de registro de preços na nova lei e suas inovações   Contratações anual e o Sistema PGC  Contratações de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão-de-obra  Contratações diretas à luz da lei nº 14.133/2021     Infrações e sanções administrativas à luz da lei 14.133/2021      Certezas para o futuro: Começar hoje                     

  • Destaques

         E as mudanças não param! No último 06 de Abril, o Decano de Administração, Prof. Abimael de Jesus Barros e Costa, assinou a Circular nº 004/2023/ SEC/DAF ( SEI 9596341) presente no Processo SEI  23106.042209/2023-62 que trouxe as diretrizes para realização do Inventário Anual Descentralizado da Universidade de Brasília-UnB do ano de 2023.       A UnB inaugura em 2023 um novo processo de inventário, com grandes novidades. Será o primeiro ano em que o processo será realizado integralmente no Sistema SIPAC e contará com aplicativo Coletor de Patrimônio que permitirá realizar o inventário por meio do CELULAR com vistas a tornar o processo muito mais eficiente e eficaz para as Subcomissões de Inventário das Unidades.  No momento, o aplicativo Coletor de Patrimônio está disponível apenas aos smartfones com sistema operacional Android. Todavia, para os próximos anos a ideia é sua expansão também para equipamento que usa o sistema IOS.       O app possibilitará uma rápida coleta das informações dos bens com uma simples leitura da etiqueta de patrimônio pelo app, a partir da utilização da câmera do smartfone. Esta facilidade permitirá maior celeridade na verificação dos bens, tornando esta etapa da realização do inventário consideravelmente menos morosa e cansativa a quem a realiza em suas Unidades. Ressalta-se que o app é parte integrante do SIG, pacote de soluções contratada pela atuação gestão da UnB e que vem aprimorando os procedimentos da Universidade.       Por sua vez, a Coordenadoria de Patrimônio - DGM/PAT, vinculada a Diretoria de Gestão de Materiais - DAF/DGM, já iniciou e enviou a todas as unidades o processo SEI de realização de seus inventários. O processo contém: Guia do Inventário Patrimonial Móvel Anual de 2023, Instrução do Inventário Patrimonial, Manual de Dicas do SIPAC e ainda um treinamento de uso do SIPAC/PAT em videoaula, ministrada pelo Coordenador de Patrimônio Móvel da UnB, Daniel de Macedo. Por fim, ainda no primeiro semestre deste ano, fechando o ciclo orientativo às unidades, a DGM/PAT promoverá uma semana de treinamento às subcomissões responsáveis pela realização dos inventários - todos os dados referentes a essa ação deverão sem publicados já no neste mês de maio.       Todas essas iniciativas fazem com que as expectativas pelo resultado do inventário de 2023 da UnB seja as melhores possíveis desde início de sua realização.   Mão-a-massa e ótimo trabalho a todos!     Baixe o app Coletor de Patrimônio no app                  Ou QrCode                   

  • Destaques

       O ano de 2023 começou e com ele diversas mudanças. No fim de fevereiro do ano corrente a Diretoria de Gestão de Materiais - DAF/DGM por meio da Coordenadoria de Patrimônio Móvel - DGM/PAT alterou os procedimentos para solicitação dos serviços de recolhimento, redistribuição e mudança. As solicitações que eram realizadas via SEI passaram, desde início de março, a ser efetuadas via SIPAC. A mudança nos referidos procedimentos foi divulgada por meio do processo SEI 23106.020659/2023-02, que traz além do memorando-circular o GUIA DE RECOLHIMENTO, REDISTRIBUIÇÃO E MUDANÇA DO SIPAC (SEI 9386590), que detalha o passo a passo de como realizar as novas demandas pelos serviços.     Tais mudanças de procedimentos visam aprimorar as rotinas tornando-as mais eficientes e efetivas a todas as unidades, além de gerar maior segurança na baixa das cargas da responsabilidade dos agentes patrimoniais.    Além da eficiência e agilidade que será alcançada com a mudança no procedimento, a ação também se destaca no campo da sustentabilidade uma vez que permitirá a DGM/PAT promover melhor separação e destinação dos bens que serão recolhidos, fazendo com que cada vez redistribuições sejam realizadas para as unidades que necessitam.     Por meio da operação da nova funcionalidade do SIPAC/PAT é possível que as Unidades da UnB promovam com apenas alguns cliques solicitações de atendimento aos serviços ofertados pela Divisão de Recolhimento, Redistribuição e Mudança - PAT/DRM.    A referida mudança também é parte das ações de simplificações processuais implantadas no âmbito das atividades desenvolvidas pela DGM.  Por fim, é importante ressaltar que a ação também faz parte do planejamento para o máximo aproveitamento do pacote de soluções do SIG/UnB, em especial, o módulo do SIPAC/PAT.         Ótimo trabalho a todos!     Autores:   Alexandre Bezerra, Diretor de Gestão de Materiais - DAF/DGM Marcos Vinicius, Assistente em Administração - DGM  

  • Destaques

    Encontro para trocas de experiências sobre assuntos que têm permeado reestruturações na PROAD/UFSC, dentre eles a adaptação dos processos à Nova Lei de Licitações.     No último dia 10/04 o Decanato de Administração(DAF), recebeu a visita do Pro-Reitor da Universidade Federal de Santa (UFCS) Vilmar Michereff Junior e dos diretores de compras e contratos para discutir as ações realizadas pelas universidades em relação à transição das leis de licitações e contratos. Durante a reunião, foram debatidas questões como a necessidade de alteração de fluxos e estruturas organizacionais para se adequar às novas leis e também sobre a reestruturação na PROAD/UFSC.   Entre as propostas discutidas, destacou-se a possibilidade de se instituir o uso de um almoxarifado virtual, que permitiria a gestão de estoques de forma mais eficiente e econômica. A ideia é que as universidades trabalhem em conjunto para avaliar a viabilidade dessa medida e, caso seja considerada pertinente, implementá-la o mais breve possível.   A transição para as novas leis de licitações e contratos é um desafio para as instituições de ensino superior em todo o país. No entanto, a UFSC e outras universidades têm se mostrado comprometidas em buscar soluções inovadoras e eficientes para lidar com as mudanças exigidas. A visita do Pró-reitor da UFSC e o diálogo com os diretores da DCA e DCO da UnB reforça esse comprometimento e mostra que a universidade está engajada em garantir a qualidade e a eficiência dos seus processos administrativos.