• Destaques - DCO

      A Diretoria de Compras (DAF/DCO), em parceria com a Diretoria de Compras da Universidade Federal de Goiás (DCOM/PROAD/UFG), realizará o 1° Encontro dos Gestores de Contratações das IFES do Centro Oeste. O evento promete ser uma iniciativa emocionante que reunirá gestores e profissionais responsáveis pelas áreas de contratação de bens e serviços das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo principal é criar um espaço de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos, buscando aprimorar e otimizar os processos de contratação nessas instituições.O evento contará com uma programação diversificada e enriquecedora, incluindo palestras, que irão abordar temas relevantes e atuais relacionados às contratações públicas. Entre os temas a serem debatidos, destaca-se as inovações trazidas pela Lei n° 14.133/2021, bem como os seus desafios e oportunidades para conferir maior eficiência ao processo de contratação pública.Ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados, trocando ideias sobre boas práticas, desafios enfrentados e soluções inovadoras.O evento será em formato presencial, restrito aos gestores de compras e contratos das IFES do Centro-Oeste, e contará com a transmissão das palestras pelo YouTube (Canal UnBTV) para os demais interessados. Esse encontro, com carga horária de 24 horas, acontecerá nos dias 08 à 10 de agosto de 2023 no Auditório Verde do Prédio da FACE, Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Segue abaixo a programação completa do evento:         

  • Destaques - DCO

    Encontro para trocas de experiências sobre assuntos que têm permeado reestruturações na PROAD/UFSC, dentre eles a adaptação dos processos à Nova Lei de Licitações.     No último dia 10/04 o Decanato de Administração(DAF), recebeu a visita do Pro-Reitor da Universidade Federal de Santa (UFCS) Vilmar Michereff Junior e dos diretores de compras e contratos para discutir as ações realizadas pelas universidades em relação à transição das leis de licitações e contratos. Durante a reunião, foram debatidas questões como a necessidade de alteração de fluxos e estruturas organizacionais para se adequar às novas leis e também sobre a reestruturação na PROAD/UFSC.   Entre as propostas discutidas, destacou-se a possibilidade de se instituir o uso de um almoxarifado virtual, que permitiria a gestão de estoques de forma mais eficiente e econômica. A ideia é que as universidades trabalhem em conjunto para avaliar a viabilidade dessa medida e, caso seja considerada pertinente, implementá-la o mais breve possível.   A transição para as novas leis de licitações e contratos é um desafio para as instituições de ensino superior em todo o país. No entanto, a UFSC e outras universidades têm se mostrado comprometidas em buscar soluções inovadoras e eficientes para lidar com as mudanças exigidas. A visita do Pró-reitor da UFSC e o diálogo com os diretores da DCA e DCO da UnB reforça esse comprometimento e mostra que a universidade está engajada em garantir a qualidade e a eficiência dos seus processos administrativos.    

  • Destaques - DCO

    O Decanato de Administração, disponibilizou o tutorial "Passo a Passo - Processo de Solicitação de Pagamento de Bolsas e Auxílios", com intuito de facilitar o acesso por parte dos usuários.      Confira o vídeo na integra através do link:https://www.youtube.com/watch?v=4Y1Laqk-Klk      

  • Destaques - DCO

    O pagamento para participação em eventos acadêmicos e para publicação de artigos em periódicos vai ficar mais fácil com novos procedimentos adotados pelo programa Simplifica UnB. A mudança vai facilitar a vida de quem submete e de quem gerencia e autoriza o pagamento. O novo passo a passo consta nos manuais elaborados para orientar quem necessita destes serviços. >> Acesse o Manual para pagamento de inscrição em eventos acadêmicos  >> Acesse o Manual para pagamento de publicação de artigo em periódico   Os manuais oferecem orientações sobre os novos procedimentos a serem adotados em duas situações: quando os recursos das bolsas e auxílios são oriundos da própria UnB, e quando são repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fluxo dos processos se diferencia de acordo com a fonte de financiamento.A abrangência (nacional ou internacional) do evento ou do periódico científico também implica em variações no fluxo dos processos. Para informar de maneira simples e objetiva essas diferenças, os manuais oferecem checklists para cada caso.Um dos principais problemas que os novos procedimentos vêm solucionar é a quantidade de devoluções de documentação e retrabalho por parte de quem solicita o pagamento. “Por uma falta de padrão na submissão do processo, eram gerados excessos de instâncias e loopings eternos de devolução. A principal ideia é padronizar e simplificar o fluxo”, explica Luciana Couto, diretora de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPR/DPO), diretamente envolvida na implantação dos novos modelos.A inclusão de formulários específicos no SEI, com informações adicionais de preenchimento e do arcabouço legal desses processos, é parte das medidas para facilitar o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos, como destaca a decana de Administração, Rozana Naves. “Os processos de pagamento de publicação de artigos e inscrição em eventos, quando envolvem os serviços de pessoa jurídica, são de média complexidade porque se submetem à legislação vigente sobre contratações por dispensa de licitação”, completa.      Fonte: UnB Notícias

  • Destaques - DCO

    O Decanato de Administração, disponibilizou o tutorial de "Passo a Passo para solicitação de serviço de Coffee Break para Evento da UnB" com intuito de facilitar o acesso por parte dos usuários.    Confira o vídeo na integra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=-RYF38ExZ7g            

O Decanato de Administração, disponibilizou o tutorial de "Passo a Passo para solicitação de serviço de Coffee Break para Evento da UnB" com intuito de facilitar o acesso por parte dos usuários.

 

 Confira o vídeo na integra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=-RYF38ExZ7g